CLICK E DÊ UMA OLHADINHA

COMO NÃO LER A BÍBLIA EM 2013

LEIA E REFLITA
LEIA  E  MEDITE

Por Matt Smethurst ►
Quando se trata de leitura bíblica diária (ou não tão diária) um novo ano é sinal de um novo começo. Você é motivado a (novamente?) se comprometer para o que você sabe que é de uma importância indispensável: a Palavra de Deus.



Ainda assim, essa não é a primeira vez que você se sente assim. Você estava se entretendo com pensamentos muito semelhantes a esse 365 dias atrás. E 365 dias antes disso. E 365 dias… Você sabe aonde isso vai parar.



Então, o que vai tornar 2013 diferente? O que, diante de Deus, vai manter você marchando lentamente em abril deste ano, quando o poder para permanecer geralmente desapareceu em abris de outrora? De um peregrino que tropeça para outro, aqui estão 5 sugestões do que não fazer em 2013.



1 – NÃO SE PROLONGUE



“Mire na Lua. Mesmo se você errar, você vai aterrissar entre as estrelas!”



Essa citação banal de anuário escolar de Ensino Médio é um mau conselho para a maioria das coisas, planos de leitura bíblica não são exceção. Se você mirar e perder a “lua” de 6 capítulos em um dia, você não vai calmamente aterrissar nas “estrelas” de três. Você vai simplesmente se perder no espaço.



É melhor ler um capítulo por dia, todo dia, do que quatro por dia de vez em quando. Além disso, o valor da meditação não pode ser negligenciado. Meditação não é um devaneio espiritualizado; é a reflexão na revelação. Leia menos, se precisar, para meditar mais. É fácil encontrar um torrencial de verdades divinas, mas sem absorção, e aplicação, você vai estar pouco melhor para a experiência.



Como Thomas White certa vez disse, “É melhor ouvir apenas um sermão e meditar naquilo, do que ouvir dois sermões e não meditar em nenhum deles.” Eu creio que é um belo e sábio conselho para leitura bíblica também.



2 – NÃO FAÇA SOZINHO



Quando se trata de consistência em leitura bíblica, um esporte solo pode ser mentalmente letal. Com certeza, é por isso que muitos ficam sem gás; eles se sentem como se estivessem correndo sozinhos. Para evitar os perigos da isolação, então, convide outros um ou dois para se juntar a você em 2013. Coloque objetivos, faça compromissos e tornem-se responsáveis uns pelos outros. Torne a sua leitura pessoal das Escrituras em um esforço grupal, um projeto comunitário. Uma devocional diária também pode funcionar como uma útil companhia e guia.



3 – NÃO FAÇA A QUALQUER HORA



Toda manhã, nós despertamos para um novo dilúvio de informações. Nós agora atingimos o ponto onde, eu ouvi dizer, uma média de edições semanais do The New York Times contém mais informações do que Jonathan Edwards encontrou em toda a sua vida. Eu não sei se é verdade, mas com certeza me faz pensar.

É, então, imperativo determinar uma hora específica a cada dia quando você ficará a sós com Deus. Mesmo que seja um tempo modesto, guarde-o com a sua vida. Explique seu objetivo para aqueles mais próximos de você e os convide a lhe ajudar. De outro modo, a tirania do urgente continuará a levantar sua implacável cabeça. O que é urgente rapidamente tirará o lugar do que é importante, e o que é bom irá suplantar o que é melhor.



Se sua tática básica é ler sua Bíblia a qualquer hora, as chances são de que você nunca irá lê-la. E se você não controlar o seu cronograma, o seu cronograma controlará você. Isso já aconteceu comigo mais vezes do que eu gostaria admitir.



4 – NÃO VIVA COMO SE PAULO TIVESSE MENTIDO



Você sabia que Levítico, Crônicas e Obadias foram escritos para lhe encorajar? Era nisso que Paulo acreditava: “Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação proveniente das Escrituras, tenhamos esperança.” (Rm 15.4; cf. 1 Co 9.10; 10.6, 11; 2 Tm 3.16).



Que palavra arrebatadora! Paulo está indo tão longe como ao reivindicar que a totalidade do Antigo Testamento é para você – para te instruir, te encorajar, te ajudar a suportar e para te dar esperança.

Poucos de vocês concluirão que Paulo está simplesmente enganado aqui. Bons evangélicos, afinal de contas, são felizes por terem apóstolos inspirados em suas palavras. Mas será que a nossa abordagem em relação às nossas Bíblias nos contam uma historia diferente? Será que nós agimos como se Números, Reis ou Naum tivessem o poder de infundir em nossas vidas com ajuda e esperança?



Sempre que você abrir a sua Bíblia, trabalhe para acreditar que Deus tem algo aqui para me dizer. Tudo que eu encontrar em sua Palavra foi escrito para mim, seu filho querido. Então procure a graça de Deus nas Escrituras esse ano. Força para hoje e brilhante esperança para o amanhã te aguardam em todos os lugares.



5 – NÃO TRANSFORME OS MEIOS DA GRAÇA NOS MEIOS DO MÉRITO



O amor de seu Pai por você não aumenta ou diminui com suas devocionais. Se você está unido em Jesus pela fé, o veredicto foi dado e o tribunal está dispensado. Você é aceito e abraçado como o próprio Filho. Ponto final.



Certamente, você desejará ouvir e seguir sua voz se é verdadeiramente uma de suas ovelhas (Jo 10.1-30; cf. 8.47; 18.37). Não sempre e nem perfeitamente, é claro, mas sincera e crescentemente.



Então, enquanto outro ano amanhece, comprometa-se novamente a se tornar um homem ou uma mulher segundo a Palavra. Mas não se prolongue, não faça sozinho, não faça a qualquer hora, não viva como se Paulo tivesse mentido e nem transforme os meios da graça nos meios do mérito.



Sua Bíblia é um dos principais presentes de Deus para você em 2013. Abra, leia, rumine e obedeça. Que você seja transformado na imagem do nosso encarnado Rei, e que somente Ele receba a aclamação.



Traduzido por Ju Néris | iPródigo.com


Fonte ► http://www.hospitaldalma.com/2013/01/como-nao-ler-biblia-em-2013.html#ixzz2HfVTYCs2
Follow us: @MMarcony on Twitter | MarconyJahel on Facebook



Sejamos abençoados pela prática da Palavra.


Nenhum comentário:

CLICK E CONHEÇA

Elo7

Elo7 clique e conheça

Gostou do blog compartilhe:

Share
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tecnogospel: Os melhores links evangélicos

COMUNICADO:

No caso em que haja algum problema com material protegido por direitos autorais, a quebra dos direitos de autor não é intencional, nem comercial. Neste caso, favor me comunicar, deixando um comentário, para que eu possa adicionar os créditos ou retirar o material. Grata, Cristina Manhães.




ARQUIVO DO BLOG

MEU CANAL



ACESSE - CLICK  AQUI

SIGA NO TWITTER